Noticias.

Sabado 26/06/2010

 

Amieira Marina promove aulas de vela em Alqueva

A Amieira Marina, única infra-estrutura náutica existente em Alqueva, vai ensinar os jovens a navegar à vela nas águas da albufeira, numa acção de formação, em parceria com a empresa Livre de Amarras, que vai decorrer de 08 a 10 de Julho. As sessões, pelo Núcleo de Vela da Amieira Marina, estão abertas à inscrição de todos os jovens, a partir dos 13 anos, que tenham curiosidade em aprender os princípios básicos da arte de velejar e navegar, revelou hoje a empresa. A iniciativa, com uma componente teórica e outra prática, com embarcações cedidas pela Livre de Amarras, pretende sensibilizar os participantes para a prática da vela, dotando-os de "competências" para serem "capazes de compreender as principais manobras de uma embarcação à vela". A Amieira Marina, empresa da Nautialqueva – Serviços Náuticos, Lda., é o primeiro projecto náutico ao nível do plano de água do Grande Lago, envolvendo actividades de aluguer, manutenção e parqueamento de embarcações, serviços de restauração, loja de conveniência e artigos náuticos e desportivos.

 

 


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Quinta-feira 24/06/2010.

Feira da Água e Regadio começa hoje em Ferreira do Alentejo

As "enormes potencialidades" económicas do concelho são o mote para a 13ª edição da Feira Nacional da Água e do Regadio, que arranca esta quinta-feira, 24, no Parque de Exposições e Feiras de Ferreira do Alentejo, numa organização da autarquia local.
   "Ferreira do Alentejo, na vanguarda da produção da energia solar fotovoltaica, na produção de azeite, nas explorações agrícolas de excelência, com o seu território privilegiado na centralidade geográfica do Sul de Portugal é, de forma muito sentida, o centro do que é importante", adianta ao "CA" fonte municipal, revelando que edição de 2010 do certame apresenta várias novidades, nomeadamente a realização de uma Feira Sénior.
   A abertura oficial da XIII Feira Nacional da Água e do Regadio está agendada para as 18h30, mas antes, a partir das 15h00, começam as actividades com o arranque do segundo encontro sobre Emprego, Empreendedorismo e Formação, da Feira Sénior e do Mercado Social. Mais à noite terá lugar um baile de São João animado por João Paulo Cavaco.
   Na sexta-feira, 25, o dia arranca com os colóquios "Investimento, Tecnologia e Imagem – Juntos para Acrescentar Valor" e "Exclusão Social e Combate à Pobreza – Boas Práticos", a que se segue a apresentação do projecto "Ferreira Saúde" [ver caixa]. De tarde, destaque para vários workshops e à noite para o concerto com os Adiafa.
   A actuação de Rita Guerra será o ponto alto do programa do certame para sábado, 26, dia em que se realizará também um desfile etnográfico promovido pela Fundação Inatel, workshops, uma prova de doces e cocktails e a cerimónia de entrega dos prémios PETER.
   A XIII Feira Nacional da Água e do Regadio termina no dia 27, com a realização de mais workshops, uma aula de yoga, um desfile de moda sénior e, mesmo a fechar, a presença em palco do popular José Malhoa.
   
   Roadshow presente
   À imagem do ano anterior, Ferreira do Alentejo vai voltar a acolher durante os quatro dias de feira o roadshow "Ferreira Sustentável", mostra de sustentabilidade ambiental que tem como objectivo principal "levar às comunidades locais exemplos do melhor que se faz em Portugal para promover o desenvolvimento sustentável".
   Do programa do roadshow "Ferreira Sustentável" deste ano fazem parte diversas iniciativas, entre as quais um Mercado de Trocas (onde os visitantes poderão entregar um livro, CD ou até um electrodoméstico que já não use por um outro artigo que lhe seja mais útil), um Mercado Biológico (em que os visitantes podem fazer compras com a garantia de que vão adquirir produtos sem adição de pesticidas ou adubos químicos) e sessões informativas sobre a criação de hortas e de jardins biológicos e compostagem caseira.
   Durante os quatro dias, o roadshow acolherá ainda as conferências "Eficiência Energética" (dia 24) e "Investimentos, Tecnologia e Imagem: Juntos para Acrescentar Valor" (25), o II Encontro Regional Eco-Escolas (25), uma demonstração de taekwondo (26) e o lançamento do Guia Municipal de Consumo Sustentável (27).


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quarta-feira 23/06/2010.

Beja: ANAFRE considera "inaceitável" Governo fechar escolas no distrito

A delegação distrital de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) considera "inaceitável" a medida do Governo que prevê fechar escolas com menos de 21 alunos, porque irá "intensificar a desertificação das freguesias rurais".
   "A pretexto do insucesso escolar, o Governo quer fazer crer que encerrando escolas melhora o ensino, mas a realidade é bem diferente", já que "as escolas das sedes de concelho ficam com excedentes de alunos e a qualidade do ensino piora", refere a delegação de Beja da ANAFRE em comunicado.
   "As crianças com muito pouca idade são, por vezes, obrigadas a grandes deslocações, nem sempre nas melhores condições" e, "em consequência, as nossas freguesias perdem população e deixam de ser incentivo à residência de jovens", dizem.
   A ANAFRE considera a medidas "completamente errada do ponto de vista pedagógico", porque contribui para o "desmantelamento da escola pública e sem ter em conta a vontade das populações e das autarquias".

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------